Perfil do corretor de imóveis
Corretor de imóveis: um profissional bem qualificado
Comprar, vender, alugar e permutar imóveis não são transações simples de serem realizadas. Apesar da pretensa facilidade de se colocar em contato, por exemplo, pessoas que querem vender e outras que têm intenção de adquirir imóveis residenciais, comerciais ou mesmo rurais, a responsabilidade do corretor vai bem além do fato de mostrar ao cliente a propriedade na qual este estiver interessado. Segundo a Lei n° 6.530, que disciplina o exercício da profissão, “compete ao corretor exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”. Graças ao bom desempenho dos corretores de imóveis, muitas são as pessoas que já realizaram o sonho de aquisição da casa própria ou do seu estabelecimento comercial.
Hoje reconhecida com o nome de Técnico em Transações Imobiliárias, a profissão de corretor de imóveis tem, na verdade, uma história bastante antiga. No seu princípio, aqui no Brasil, esses profissionais eram conhecidos como “agentes do comércio”. Em 1942, o Ministério do Trabalho, em sua Carta Sindical, designou-os como “corretores de imóveis”.
Em 1962, foi a vez de o Congresso Nacional reconhecer e regulamentar a profissão, por intermédio da Lei n° 4.116/62. Com o passar do tempo e os novos rumos do mercado, houve a necessidade de se criar um diploma legal. Favorecendo um patamar mais elitizado à categoria, novamente o Congresso Nacional interveio e, revogando a lei anterior, promulgou a de no6.530,78, consolidando a profissão e concedendo a seus integrantes o título de Técnico em Transações Imobiliárias.
Atividades principais
A fim de bem desempenhar sua profissão, deve o corretor de imóveis adotar alguns procedimentos, dentre os quais:
- Manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário
- Reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.
- Firmar contrato relativo a sua prestação de serviço
- Combinar preço e condições da transação
- Examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores
- Agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente
- Orientar todo cliente que queria investir em imóveis.
Código de ética
Em relação aos clientes, cumpre ao corretor de imóveis, dentre outros deveres:
- Inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo
- Apresentar, ao oferecer um negócio, dados rigorosamente certos, nunca omitindo detalhes que o depreciem, informando o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio
- Recusar transação que saiba ilegal, injusta ou imoral
- Comunicar, imediatamente, ao cliente o recebimento de valores ou documentos a ele destinados
- Zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica do negócio, reservando ao cliente a decisão do que lhe interessar pessoalmente.